Cirurgia odontologia maxilar

Maxilar é no fundo uma denominação vinda da Zoologia, ou seja, do estudo dos seres vivos chamados animais. Mas em termos de seres humanos o termo maxilar pode ser aplicado de forma simples (maxilar superior e inferior) ou mais complexa (maxila, sendo o maxilar superior, seria o único maxilar, e a mandíbula seria o maxilar inferior). Uma cirurgia no maxilar é então considerada cirurgia na maxila, e não na mandíbula.

Essa cirurgia pode ocorrer, nesse sentido, não por questões ortognáticas (correção do maxilar), mas por defeitos diversos do maxilar e portanto por correções não necessariamente envolvendo a mandíbula e a maxila, juntas. A Odontologia trata a maxila como uma especialidade cirúrgica. Muitas vezes, ela precisa ser cortada, reparada ou avançada (parte ou não da ortognática classe 3). Essa cirurgia (cirurgia odontologia maxilar) depende de um tratamento muito especial, geralmente com dianóstico por tomografia computadorizada, e tende a demorar algumas horas, exigindo intervenção cirúrgica que depende de internação.

O maxilar é mais complexo de mexer que a mandíbula?

Não necessariamente. O maxilar (ou maxila) é um osso fixo. E a cirurgia odontologia maxilar mexe com ele. Ele pode ser cortado de diversas formas, assim como fixado mecanicamente. A mandíbula normalmente pode ser cortada, avançada ou recuada. A mandíbula também pode requerer tratamentos contra assimetria (diferença de distâncias), e isso normalmente é feito ao mesmo tempo, em uma cirurgia ortognática. Mas a cirurgia odontologia maxilar tem um alcance mais amplo, como por exemplo:

  • A maxila pode ser cortada de diversas formas;
  • Ela pode ser diminuída, ou aumentada;
  • Ela pode ser avançada, para encontrar a mandíbula a seguir;
  • Ela pode ser reparada, restaurada, e tudo isso de acordo com uma ideia pré-concebida de rosto desejado.

A odontologia tem muitos recursos á disposição para tratar da maxila

A maxila pode parecer um osso pouco disposto a apresentar problemas. Isso é certo. Mas ele pode ser mexido a depender de problemas mais amplos, envolvendo a aparência, ou, com a ortognática, para achar a mandíbula e melhorar as faculdades mastigatórias, de fala e de respiração. Nesse sentido, a maxila é um osso bastante forte que pode ser mexido de muitas formas. Consulte seu cirurgião dentista para saber se, para corrigir seus problemas de rosto será preciso mexer na maxila.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia odontologia maxilar:


cirurgia odontologia maxilar
cirurgia odontologia maxilar