Cirurgia oral e maxilofacial

A Odontologia dialoga intimamente com outras áreas. Por Odontologia muitos entendem apenas a questão envolvendo os dentes e as estruturas em que eles estão posicionados. Mas a Odontologia envolve muito mais que isso. Tanto que a cirurgia oral e maxilofacial, que é aqui abordada, é apenas em parte uma intervenção de um ramo da Odontologia. Também chamada cirurgia bucomaxilar ou ou bucomaxifacial, a cirurgia oral e maxilofacial envolve todos os fatores que abrangem a face, indo desde os ossos, passando pelos órgãos e chegando ás atividades por eles desenvolvidas.

Vamos a alguns exemplos. Uma enxaqueca pode derivar de algum problema neurológico, Mas pode ser consequência de movimentos ou pressões dos ossos entre si, ou de relações entre os órgãos. Nesse sentido, um maxilar mal posicionado, ou seja, uma mandíbula excessivamente estendida ou recuada, ou assimétrica, pode levar a essa enxaqueca. Traumatismos também podem causar efeitos diversos. E quando o dentista recebe uma pessoa recém-acidentada, com sequelas, não precisa apenas reparar seus dentes, mas a arcada, e até mesmo atender situações envolvendo todo o rosto. Cirurgia oral e maxilofacial envolve todos esses fatores.

Quem são os especialistas que cuidam de cirurgia oral e maxilofacial?

Em primeiro lugar, são cirurgiões especializados na área. Em seguida, são ortodontistas que fazem diagnósticos dos locais das eventuais operações cirúrgicas. Os dentistas também cuidam de algumas cirurgias da área, mas sempre com especialização. Ou seja, muito profissional do ramo de Odontologia pode tornar-se útil no caso de uma cirurgia oral e maxilofacial.

  • A cirurgia desse tipo pode envolver questões de fonoaudiologia;
  • Profissionais de implantodontia também podem tratar cirurgias orais e maxilofaciais;
  • Dentistas costumam ajudar muito em aspectos relativos á dentição e mastigação;
  • O ramo de cirurgia oral e maxilofacial trabalho ás vezes com profissionais de cirurgia plástica (estética).

Você tem problemas de ordem estrutural ou funcional na arcada?

Provavelmente seu caso seja devido a problemas de assimetria, mal encaixe dos maxilares, necessidade de cirurgias mais avançadas envolvendo as arcadas, ou mesmo devido á evolução dos seus dentes, que podem cair e afetar diversas funções de que você precisa todo dia. Consulte seu dentista quanto á sua situação e especialmente quanto áquilo de que precisa para ter um bom nível de vida no quesito de saúde oram e maxilofacial.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia oral e maxilofacial:


cirurgia oral e maxilofacial
cirurgia oral e maxilofacial