Cirurgia oral maxilofacial

A cirurgia bucomaxilofacial é a especialidade que cuida do diagnóstico e tratamento cirúrgicos de doenças, anomalias e traumas que afetam o aparelho mastigatório e anexos. Cirurgia oral maxilofacial é uma aproximação dessa denominação, cuidando da maioria dos problemas maxilofaciais. Por que oral? Porque diz respeito a tudo o que se refere á cavidade oral, indo desde as estruturas, passando pelos órgãos da estrutura, ossatura, e todos os sistemas móveis que passam a ser envolvidos por ela, Por maxilofacial encara-se os maxilares (superior e inferior, também chamado de mandíbula), e todos os efeitos decorrentes de sua relação na face e nos eventos envolvidos nela.

Quais os principais eventos que a cirurgia oral maxilofacial pode tratar?

Antes de mais nada, o que é uma cirurgia? Cirurgia é uma intervenção que geralmente exige cortes, de carne ou osso, para afetar a parte combinada com algo que lhe retoma a forma original ou condição de saúde, ou que retira algo que impossibilita uma condição saudável. Nesse sentido, uma cirurgia oral maxilofacial diz respeito a intervenções de vários tipos que normalmente envolvem:

  • Remoção de tumores;
  • Tratar deformações dentárias;
  • Extrações de dentes;
  • Tratamento de infecções faciais;
  • Outros tratamentos.

Mas isso deve ser encarado de forma ampla, ou seja, por vezes não é necessário fazer cirurgia, mas outros tipos de intervenção. Uma cirurgia ortognática, que cuida da correção do maxilar superior e inferior para diversos fins, é uma cirurgia bastante conhecida que é necessariamente oral e maxilofacial. Mas mesmo a ortognática pode não ser obrigatória. Ou seja, alguns problemas podem ser atacados de forma a não usar cirurgia. O mesmo com respeito a todos os itens acima. Avalie com seu dentista e seu ortodontista.

A cirurgia oral maxilofacial é comum?

Sim, é muito comum. Ela tem abrangência enorme, e pode ocorrer por causa de problemas de enxaquecas, dores constantes, dificuldades de mastigação e respiração, assim como por problemas diversos relativos a assimetria de rosto, encaixe, melhoria desejada da aparência (com prótese mandibular, por exemplo), e assim por diante. Ou seja, o campo para a cirurgia oral maxilofacial é imenso, e deve-se considerá-lo como uma especialidade a ser trabalhada apenas com médicos especializados.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia oral maxilofacial:


cirurgia oral maxilofacial
cirurgia oral maxilofacial