Cirurgia ortodontia

O ramo da Odontologia é muito amplo. Ele abrange desde a prevenção, passando pelo diagnóstico, pelo tratamento dentário (de muitos tipos), pelas intervenções localizadas e até mesmo cirúrgicas de alta complexidade. O Brasil é um dos países com maior número de dentistas no mundo, e com carências imensas, divulgadas a todo momento pelos meios de comunicação. Virou uma febre comentar sobre odontologia e tendências de mercado, assim como de técnicas para dentistas, ortodontistas, implantólogos, e cirurgiões dentistas. As opções no mercado só aumentam, dia a dia, mas os clientes parecem um pouco alheios a isso. Não sabem geralmente quem cuida do quê. Tudo parece uma bagunça.

Imagine por exemplo que você queira fazer uma cirurgia. Fácil, aparentemente. Basta encontrar o problema, fazer o diagnóstico, e meter a faca no rosto. Nada disso. No setor de Odontologia, tudo tem o seu lugar. Há quem apure o problema, há quem faça os testes laboratoriais, quem analise os testes, quem seja capacitado a aplicar a anestesia, quando é necessário, e quem faz a cirurgia. Cada coisa tem o seu lugar, e nem sempre o mesmo profissional faz tudo. Na verdade, geralmente cada especialista fica com seu ramo, apenas. Tem gente que nem se dedica a aplicar nada no paciente. Tem gente que apenas pesquisa materiais, inclusive.

Qual a especialidade da cirurgia ortodontia?

O especialista em ortodontia é focado antes de mais nada no diagnóstico. Ele avalia a situação de sua arcada, faz os exames de tomografia computadorizada focados nisso, e explica sua situação para seu dentista. Ele se mantém a meio caminho de sua avaliação inicial e da avaliação do cirurgião que irá tratar de você.. Eles trocam ideias e com isso chegam a um ponto de decisão para aquilo que será necessário fazer.

  • Ortodontista não interfere em sua situação diretamente;
  • Ortodontista é um profissional especializado;
  • Ortodontista não interfere diretamente na operação cirúrgica;
  • Ortodontia é uma especialidade fundamental para avaliação da situação.

Devo pagar o ortodontista em separado?

Geralmente não. O serviço de cirurgia ortodontia costuma estar envolvido no serviço genérico da avaliação, diagnóstico e operação. A cirurgia ortodontia faz sentido quando presta conselho, quando ajuda a decidir, quando serve como bússola prática para a cirurgia. Não faz sentido consultar o ortodontista sem se imaginar fazer uma intervenção, embora isso também aconteça. Por isso, quando você consulta um ortodontista geralmente é porque está interessado/a em fazer algo de concreto.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia ortodontia:


cirurgia ortodontia
cirurgia ortodontia