Cirurgia ortognatica

A cirurgia ortognatica é um procedimento médico especializado em lidar com problemas de maxilares e mandíbulas muito afastados, por causa de crescimento ou recuo excessivo da mdndíbula em indivíduos adultos (crianças não podem ser operadas, por estarem em período de crescimento). Existem diversas classes de cirurgia ortognatica, indo da 1 á 3, a depender do fenômeno encontrado na mandíbula. A classe 1 diz respeito á harmonia do maxilar superior com a mandíbula, a classe 2 refere-se ao posicionamento muito recuado dela, e a 3 ao seu excesso de comprimento.

A cirurgia ortognatica pode ser tratada de muitas formas. A mais comum, quando são envolvidos os dois maxilares, consiste no corte da mandíbula, para sua diminuição, e no corte do maxilar para aproximação dos dentes da mandíbula restante. Nesse caso, o encaixe das partes se dá por fixações mecânicas. Mas há também formas mais limitadas da cirurgia, apenas com corte da mandíbula ou com corte do maxilar. Outra opção (classe 2) tem a ver com o estiramento da mandíbula e portanto com refazer o rosto que havia se deformado com o seu recuo.

Principais pontos a notar na cirurgia ortognatica

  • Ela requer o trabalho do ortodontista com o cirurgião;
  • Os procedimentos começam com uma avaliação prévia;
  • Depois são feitos exames pré-operatórios;
  • Todo o acompanhamento se dá por meio de avaliações conjuntas dos profissionais envolvidos;
  • O paciente é chamado a autorizar a operação, quando ela for realmente necessária;
  • Os exames posteriores são feitos com tomografia computadorizada;
  • Todo o procedimento leva vários meses antes da operação;
  • Não há improvisação, tudo sendo milimetricamente calculado para um resultado perfeito;
  • A operação normalmente leva, entre a internação e a saída, um dia.

O paciente que precisa de cirurgia ortognatica normalmente apresenta problemas de deglutição e respiração por causa do maxilar e mandíbula deslocados. Esses problemas costumam ser sanados com a operação, mas alguns detalhes - como a posição da língua - podem precisar de tratamento com fonoaudiólogo/a.

A cirurgia ortognatica tem se tornado bastante comum

Não existem muitos dados definitivos a respeito, mas com o desenvolvimento das técnicas e o maior número de formados em Odontologia, o mercado brasileiro já tem um bom número de clínicas e consultórios especializados em cirurgia ortognática, assim como profissionais especializados.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia ortognatica:


cirurgia ortognatica
cirurgia ortognatica