Cirurgia ortognatica classe 1

Existem várias formas de classificar as cirurgias no rosto, geralmente chamadas de ortognáticas (quando envolvem os maxilares). Uma dessas formas é por meio de classes. A classe 1 envolve problemas de assimetria e correções, a classe 2 problemas de mandíbula recuada e a classe 3 de mandíbula estendida. Dessas classes, há quem defenda que a classe 1, por ser muito genérica, nem exista na verdade. Ou seja, esses profissionais sustentam que a classe 1 é uma derivação mais fraca das outras classes, e portanto nem poderia ser considerada uma classe.

Essa discussão, embora exista, é mais de especialistas. A classe 1 é considerada a forma mais ampla de encarar a cirurgia ortognática, como uma operação cirúrgica que requer adaptações de ossos, tanto na maxila como na mandíbula, para corrigi-los e permitir alimentação, respiração e fala corretos. Imagine todos os problemas que ocorrem nesse sentido. Pessoas com má formação, pessoas que não conseguem falar direito, cuja língua permanece travada no palato, ou que não expressa sons adequadamente.

Uma cirurgia ortognatica classe 1 demanda tanto trabalho quanto as outras

Sendo tão ampla, a classe 1 pode envolver procedimentos da classe 2 e da classe 3 sem que necessariamente existam problemas de mandíbula estendida ou recuada. Pode-se cortar a mandíbula, adaptá-la melhor ao ambiente da boca, assim como pode-se estendê-la, e até mesmo cortar o maxilar. Um evento muito comum, no caso da cirurgia ortognatica classe 1, é a correção de assimetrias, por exemplo. Ou o fato de ambos ossos (maxila e mandíbula) estarem ambos para a frente ou para trás.

  • O que define a ortognática classe 1 é a qualidade da mordida;
  • Normalmente, a classe 1 morde bem, mas por algum motivo precisa de correção;
  • Por causa disso, a classe 1 pode requerer procedimentos da ortognática de outras classes;
  • Por outro lado, pode até ser que a classe 1 (mordida perfeita) nem requeira cirurgia;
  • Tudo isso precisa ser avaliado pelo seu dentista e ortodontista.

Saber qual é a cirurgia ortognática indicada depende sempre da mordida?

Sim. Considera-se amplamente que classe 3 é mandíbula estendida e 2, mandíbula recuada. Mas no fundo a questão aqui é se a pessoa morde bem. Na classe 1, ela morde bem. Mas por algum motivo existe algo a corrigir. Pode-se considerar que a cirurgia ortognatica classe 1 é mais sutil, e que pode ser mais simples ou até mais complexa. Avalie o seu caso estético e funcional para saber se seu caso é realmente para cirurgia ortognatica classe 1.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia ortognatica classe 1:


cirurgia ortognatica classe 1
cirurgia ortognatica classe 1