cirurgia ortognatica classe 2 recuperação

Certas cirurgias envolvem todo um cuidado especial quanto á recuperação. A cirurgia ortognática é uma delas. A cirurgia ortognática classe 2 é feita quando a mandíbula aparece recuada. Mas aqui trataremos apenas da cirurgia ortognatica classe 2 recuperação, já suficientemente complexa para merecer cuidados específicos.

Todo pós-operatório envolve muitos cuidados. Aquele que diz respeito ao rosto. O pós-operatório de cirurgia ortognática de qualquer tipo tem diversos pontos básicos: dor, inchaço, alimentação e recuperação. A dor é algo que domina o ambiente, especialmente se a cirurgia é complexa. Mas ela tende a aparecer de forma intermitente somente após o período de anestesia passar. Essa dor normalmente é normal, mas não excessiva. Quanto ao inchaço, ele é muito comum, e envolve uma parcela bastante grande do rosto.

Cuidados com alimentação e recuperação

  • O paciente precisa se alimentar após a cirurgia; ele o faz no começo só com alimentos líquidos;
  • Posteriormente, ele passa a comer alimentos pastosos;
  • Isso dura bastante tempo; não se deve forçar o osso de forma alguma;
  • A recuperação começa desde o primeiro instante após a operação;
  • Mas, para ter garantia, sempre é preciso levar em conta períodos completos de 6 meses a 1 ano;
  • Isso não quer dizer que a pessoa não possa se recuperar antes; mas podem ocorrer dores musculares em períodos menores;
  • Toda recuperação precisa ser acompanhada de perto pelo dentista e pelo cirurgião dentista;
  • Em linhas gerais, a cirurgia ortognatica classe 2 recuperação tem muito a ver com a das outras classes.

A cirurgia ortognatica classe 2 recuperação tem uma característica peculiar: como ocorre no maxilar superior, ela deve ter bastante inchaço do rosto na face. Por sua vez, o avanço do osso, para fixação mecânica, deve motivar dificuldades de mastigação com o passar do tempo (ou simplesmente de se mexer a mandíbula de encontro ao maxilar). Cuidados com a nova abertura para a língua são também necessários.

A cirurgia ortognática 2 demanda acompanhamento cirúrgico

A recuperação de uma cirurgia ortognática costuma levar vários meses e com a cirurgia ortognatica classe 2 recuperação acontece o mesmo. Sugere-se ao paciente que considere suas atividades de forma a se precaver de eventuais usos indevidos da mastigação, já que a mandíbula continuará funcionando normalmente. Isso pode ocasionar eventos indesejados sem que isso seja facilmente percebido.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia ortognatica classe 2 recuperação:


cirurgia ortognatica classe 2 recuperação
cirurgia ortognatica classe 2 recuperação