Saiba mais sobre a cirurgia ortognatica pós operatório

A cirurgia ortognática é reconhecida por ser responsável pela modificação da posição de importantes estruturas da face, como o maxilar e demais tecidos presentes nessa estrutura óssea. Dessa forma, a fisionomia do paciente sofre drásticas alterações, proporcionando melhores contornos e traços mais harmoniosos.

Levando isso em consideração, a cirurgia ortognatica pós operatório é recomendada para casos em que o paciente apresente deformidades severas nos ossos faciais que não podem ser corrigidos por meio de tratamentos ortodônticos aplicados de maneira isolada. Além disso, casos de traumas, oriundos de acidentes de trânsito, agressões, acidentes de trabalho e contusões esportivas também podem ser amparados por esse tipo de operação.

Cirurgia ortognatica pós operatório condições e sintomas

Pensando na cirurgia ortognatica pós operatório, deve-se ter em mente que a recuperação pode variar de acordo com o paciente. Porém, algumas condições e sintomas costuma estar presentes em grande parte do grupo amostral que passa por esse tipo de intervenção cirúrgica, sendo os mais frequentes:

  • Sangramento: mesmo após a sutura ser feita e a cirurgia ser finalizada. O sangramento pode ocorrer quando o paciente inclina a cabeça para frente devido a um acúmulo de sangue encontrado nas cavidades nasais;
  • Dores e desconfortos: são facilmente remediáveis com a devida medicação por meio de analgésicos;
  • Náuseas e vômitos: pode ser encarado como uma reação adversa aos anestésicos ou uma reação de irritação;
  • Inchaço: é uma condição esperada e que varia de acordo com a pessoa. Costuma aumentar entre os três primeiros dias que sucedem a operação, de modo que costumam desaparecer de maneira gradual após completar um mês após a cirurgia ter sido feita;
  • Dormência: ocorrem por conta da interferência nos nervos presentes na região e costumam ser temporários. Somente em um grupo muito pequeno de pessoas esse tipo de sensação se torna permanente.

Cirurgia ortognatica pós operatório: o que é normal ocorrer

Quando o paciente passa pela cirurgia ortognatica pós operatório é normal que apresente certa congestão nasal por conta da inserção de tubos durante a cirurgia ou graças ao tipo de procedimento feito nos maxilares, especialmente os superiores. Relacionado a região nasal, a pessoa deve evitar assoar o nariz ou espirrar com a boca fechada, evitando que o ar seja forçado a entrar dentro de regiões como a bochecha e pálpebras.

Ademais, é comum que seja feito uso de medicamentos prescritos como antibióticos, analgésicos e antisséptico bucal que facilite a higienização dos dentes.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia ortognatica pós operatório:


cirurgia ortognatica pós operatório
cirurgia ortognatica pós operatório